A Indignacao

"Indignação", ou "ira" em algumas traduções, é o termo usado pelos profetas para descrever um breve período de tempo de aproximadamente 75 dias (dois meses e meio) no final dos sete anos de tribulação (Rm 9:28; Dan 12:5-13; o período entre os "1260 dias" e os "1335 dias"). Durante esse período o Senhor dará vazão à Sua "indignação" ou "ira" contra Israel por tê-Lo abandonado (Is 10:5, 25, 26:20; Dn 8:19, 11:36 etc.). Ele empregará como Seu instrumento os assírios e as nações gentias em redor, as quais nutrem uma profunda ira contra Israel (Sl 83:4-5). Depois que essas nações tiverem sido usadas pelo Senhor para cumprir Seus propósitos de humilhar Israel, Ele derramará Sua "indignação" ou "ira" sobre essas mesmas nações e as julgará (Is 30:27-33, 34:2, 66:14; Jr 10:10; Na 1:6; Hc 3:12; Sf 3:8).


À medida que a pressão política crescer no Oriente Médio, o ódio das nações (particularmente dos árabes) aumentará (Sl 74:8; 83:2-5). Essas nações darão vazão ao seu ódio contra Israel em um ataque generalizado. Isso dará início à "indignação" ou "ira" (Is 10:25; 26:20; Dn 8:19; 11:36 etc.).

Na disputa pela supremacia mundial e sobrevivência, várias nações se unirão em confederações. Farão assim por encontrarem força na união de seus recursos. Existem seis grupos diferentes de exércitos que estarão engajados nas batalhas da "indignação". São eles:

1. O Rei do Sul e Sua Confederação -- (Dn 11:40; Ez 30:1-8). Essa confederação será composta pelo Egito (o Rei do Sul) e países aliados ao Nordeste da África (Etiópia, Líbia, talvez o Sudão e outros).

2. O Rei do Norte e Sua Confederação Árabe -- (Dn 11:40; Sl 83:3-8). Essa confederação será formada pela Turquia, que é provavelmente nação de onde sairá o líder dessa confederação (J. N. Darby, "Collected Writings" Vol. 2, p. 343). Também reunirá as nações árabes imediatamente ao norte e ao leste de Israel (Síria, Iraque, Líbano, Jordânia, Arábia e outras). Serão povos muçulmanos.

3. A Confederação Ocidental -- o Império Romano revivido, denominado "a Besta" (Dn 2:40-45; 7:7-27; Ap 13:1-3). Essa confederação de nações será formada por dez países da Europa Ocidental (Itália, Grã-Bretanha, França, Espanha e talvez algumas da América do Norte, dentre outras). Esses países são nominalmente cristãos (ou seja, cristãos apenas de nome). Eles abraçaram exteriormente o cristianismo e participaram de sua luz e privilégios, porém sem a fé em Jesus Cristo. Esse grupo de nações também pode ser politicamente identificado como "Babilônia".

4. O Rei de Reis e Seus Exércitos Celestiais -- (Ap 19:11-16). Trata-se do exército do Senhor Jesus Cristo (o Rei de Reis). Ele será formado por todos os santos glorificados, que terão sido levados ao céu no arrebatamento, e por todos os que tomarem parte na primeira ressurreição, tanto aqueles dos tempos do Antigo Testamento como do Novo.

5. Gogue e Sua Confederação -- (Ez 38:1-7). Essa confederação será composta pela Rússia e diversas outras nações localizadas no extremo norte e leste de Israel (talvez Alemanha e outras nações do leste Europeu). Serão em sua maioria povos ateus.

6. Os Exércitos de Israel -- (Jr 51:19-23; Sl 108:10-13; Mq 4:13; Zc 12:6; 14:14). Esse exército será composto por homens redimidos de todas as doze tribos de Israel.  [Ver nota]
[Nota: A segunda e a quinta confederações formam, na realidade, a imensa confederação contemplada em Isaías e nos Profetas Menores como sendo a grande Assíria. Quando o Rei do Norte e seus exércitos invadirem a terra de Israel isso poderá ser identificado como o primeiro ataque dos assírios. Quando Gogue e seus exércitos atacarem um pouco mais tarde, isso poderá ser interpretado como o segundo ataque dos assírios. O Rei do Norte será como um satélite da Rússia (Gogue), que suprirá de armamento a ele e sua confederação, permanecendo assim de algum modo sob o controle da Rússia (Dn 8:24). Após o Rei do Norte ter sido derrotado, Gogue irá ocupar todo o território que antes pertencia às nações que estavam sujeitas ao Rei do Norte. Ezequiel 38:17 mostra que muitos profetas em Israel profetizaram a respeito de Gogue. No entanto nenhum outro profeta em nossa Bíblia menciona o nome "Gogue"! A quem poderia então Ezequiel 38:17 estar se referindo? Não poderia ser outro além da própria Assíria em sua última forma, pois a Assíria é a inimiga de Israel acerca da qual os profetas exaustivamente profetizaram. Veja "Letters of J. N. Darby" Vol. 1, P. 522, Vol. 3, P. 359.]
Traduzido de "Outline of Prophetic Events", por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.
Loading...
Loading...

Postagens mais visitadas